Fisioterapia
Fisioterapia nas Disfunções Miccionais
A fisioterapia é um tipo de tratamento não cirúrgico que auxilia na cura ou alívio dos sintomas das disfunções urinárias por meio de orientações sobre as medidas comportamentais, exercícios e recursos terapêuticos não-invasivos e sem efeitos colaterais que promovem a reeducação vesical, garantindo que o enchimento e o esvaziamento vesical sejam eficazes.
Todas as crianças recebem orientações quanto aos hábitos urinários e fecais, ingestão hídrica e posturas corretas a serem adotadas no momento da micção e da defecação.
Os exercícios são feitos para promover o treino da musculatura do assoalho pélvico, auxiliando a criança na consciência perineal, no fortalecimento, no relaxamento e na coordenação esfincteriana.
Uma opção para a conscientização e realização dos exercícios para a musculatura do assoalho pélvico é a utilização do biofeedback, o qual consiste na colocação de eletrodos superficiais com eletromiografia alocados nas regiões abdominal e pélvica, permitindo à criança aprender a utilizar a musculatura do assoalho pélvico.
Já a eletroterapia auxilia na modulação da bexiga urinária. Ela é feita com a utilização de eletrodos que são colocados na superfície da pele da região parassacral, apresenta uma taxa de cura de 60% e um índice de melhora dos sintomas maior ainda, segundo algumas pesquisas.
No CACAU, os fisioterapeutas atuam com crianças com disfunções urinárias utilizando os recursos mais modernos visando assistência e pesquisa científica.
As linhas de pesquisa em andamento são:
- Reabilitação do assoalho pélvico no tratamento da disfunção do trato urinário inferior após ablação de válvula
de uretra posterior em crianças
- Eficácia da eletroterapia nos parâmetros urodinâmicos em crianças com bexiga neurogênica hiperreflexa
Profissional Responsável
Angélica Quintino