top of page

Enfermagem

A Enfermagem no tratamento em Urologia Pediátrica

 

O Núcleo de Urologia Pediátrica (NUPEP) é um oásis para a enfermeira que gosta de criança, que gosta de trabalhar com criança e que compreende a importância da família e da equipe multidisciplinar, necessárias, à assistência desta criança.

 

Assistir à criança com qualquer tipo de doença implica em cuidar do binômio mãe-filho.   E, no NUPEP, é exatamente isto que acontece: a criança, desde os neonatos até os quase adultos, é assistida em conjunto com a família, normalmente, a mãe.

 

A evolução científica e tecnológica tem presenteado a Urologia Pediátrica com diagnósticos precoces e com as mais diversas terapêuticas. Mesmo com este desenvolvimento, algumas doenças, especialmente as crônicas, como a bexiga neurogênica, promovem alterações orgânicas, psicológicas e sociais que exigem, da enfermeira, constantes cuidados.

 

Cuidar, no NUPEP, está muito além da aplicação da técnica. É através do cuidado que a enfermeira desenvolve a relação ensino-aprendizagem com a criança e seu cuidador. Esta relação, bem definida, permite à enfermeira identificar, no contexto familiar, o significado da doença e o nível de compreensão sobre a mesma.

 

A análise destas situações, o acolhimento e a assistência técnica subsidiam as ações da enfermeira que, com criatividade, deverá unir a arte com a ciência e a teoria com a prática.

Atividades:

-Capacitação do cuidador/criança para fazer o Cateterismo Intermitente Limpo – CIL

-Orientação pré-operatória

-Acompanhamento pós-operatório

- Curativo

- Capacitação do cuidador para cuidar dos cateteres urinários

Reabilitação no trato urinário inferior - RTUI:

- Enurese Noturna

- Micção Disfuncional

Exame Urodinâmico:

O NUPEP/CACAU tem em seu ambulatório o

recurso de Exame Urodinâmico muito importante no

tratamento de bexiga neurogênica.

Profissional Responsável

Maria José Felizardo

Enfermeira 

Estudo urodinamico.jpg
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

bottom of page