
Objetivo:
Graduandos matriculados nos cursos de saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
Justificativa:
O Núcleo de Urologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina – NUPEP – vem se consolidando como um setor fortemente atuante na produção e disseminação de novos conhecimentos bem como na formação de novos pesquisadores através do programa de pós-graduação da disciplina de Urologia da UNIFESP. Nos últimos 12 anos foram formados no Núcleo de Urologia Pediátrica da UNIFESP 18 Fellowships, um mestre, 15 doutores e 10 alunos de Iniciação científica. Entendemos que para incentivar a formação de novos pesquisadores é importante que a prática e a rotina da pesquisa estejam presentes na formação acadêmica, por isso estruturamos um programa voltado ao graduando que tenha interesse a se aventurar por este intrigante mundo da inovação.
Objetivos:
Proporcionar ao graduando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade,
Promover a imersão destes alunos em pesquisas clínicas e experimentais promovendo desta forma as condições para que possam desenvolver as habilidades supracitadas através do confronto direto com os problemas das pesquisas.
Conteúdo:
1. Tópicos em Urologia Pediátrica
2. Introdução à pesquisa experimental
3. Pesquisa Bibliográfica
4. Tipos de estudo científicos
5. Avaliação crítica da literatura
6. Desenvolvimento de projeto de pesquisa
Estratégias:
Atividades mensais com carga horária de 2h/aula nas primeiras 5ª feira de cada mês às 17:30h
Aulas expositivas / Aulas demonstrativas / Discussão de casos e artigos científicos
Ajudar no desenvolvimento dos projetos experimentais (5ª feira à tarde e 6ª feira manhã e tarde)
Levantamento de dados científicos (metas mensais)
Participação na RUTE (últimas sexta-feira de cada mês das 08:30 às 10:00h), caso não atrapalhe as atividades da graduação.
Recursos:
1. Físicos e de infra-estrutura:
a) Sala reservada com recursos multimídia e acesso à internet.
2. Humanos:
a) Convidados para palestras
